Inquérito da PF revela arquitetura do crime contra Marielle Franco

Crime foi "meticulosamente" planejado por ex-chefe da Polícia Civil

Publicado em 24/03/2024 - 20:31 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Inquérito da investigação da morte da ex-vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes apresenta detalhes da motivação e do planejamento do crime. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes levantou, neste domingo (24), o sigilo da investigação e do processo.

Segundo a Polícia Federal, o assassinato está relacionado aos obstáculos que a ex-vereadora poderia representar frente aos interesses em loteamentos ilegais ligados aos irmãos Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, e Chiquinho Brazão, deputado federal, em áreas controladas por milícias no Rio de Janeiro. Marielle defendia o fortalecimento de áreas para moradias sociais, contrariando os interesses das milícias.

O ministro da justiça Ricardo Lewandowski destacou trecho do relatório da PF encaminhado ao STF sobre essas motivações.

A PF aponta a família Brazão como envolta de “uma névoa criminal nunca dissipada em razão das relações político-estatais" por ela construída.

O inquérito indica que os irmãos Brazão contrataram o miliciano Edimilson Macalé, morto em 2021, e o ex-policial Ronnie Lessa para a execução da então vereadora do PSOL; além de um esquema de garantia prévia de impunidade comanda pelo delegado Rivaldo Barbosa na Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio. 

Coube a Ronnie Lessa o monitoramento de Marielle. Lessa, que fez uma colaboração premiada com a PF, contratou o também ex-policial Élcio Queiroz para dirigir o carro no momento da execução da ex-vereadora. Em recompensa, Lessa receberia grande extensão de terra em loteamento ilegal planejado pelos irmãos Brazão. 

Já o delegado Rivaldo Barbosa teria feito uma combinação com Domingos Brazão para garantir a não identificação dos reais mandantes do assassinato de Marielle. Antes da execução, Rivaldo, que era diretor do departamento de Homicídios, foi promovido a Chefe da Polícia Civil, pelo então interventor da segurança pública no Rio, o general Braga Neto, candidato a vice presidente na chapa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. 

Segundo o inquérito, Rivaldo foi designado pelos irmãos Brazão como arquiteto do crime, e teria inclusive estabelecido que o assassinato não ocorresse na saída da Câmara dos Vereadores, como forma de afastar a hipótese de crime político. 

Para a investigação, Rivaldo, enquanto titular da delegacia de homicídio, já recebia vantagens indevidas da contravenção do jogo do bicho para não investigar crimes de homicídios praticados por criminosos. 

Para a Polícia Federal, a esquema de sabotagem da investigação como forma de adiar a resolução do crime, com comando de Rivaldo, esbarrou em uma variável que a organização criminosa não esperava: a magnitude da repercussão midiática do crime.

A defesa de Domingos Brazão reforça a inexistência de qualquer motivação que possa vincula-lo ao caso e nega qualquer envolvimento. Ainda segundo a defesa, as delações não devem ser tratadas como verdade absoluta e aguarda que os fatos sejam concretamente esclarecidos.

Já a defesa de Rivaldo Barbosa disse que não vai se manifestar por hora, já que não tiveram acesso aos autos e nem a decisão que decretou a prisão.

Não conseguimos contato com a defesa de Chiquinho Brazão.

Edição: Paula de Castro/Pollyane Marques

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo