Marielle: PF diz que os Brazão idealizaram e delegado planejou crime

Motivação seria confronto entre pautas da milícia e de vereadora

Publicado em 24/03/2024 - 17:56 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os acusados de encomendar a morte da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes estão presos. O crime foi supostamente idealizado pelos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e supostamente planejado pelo delegado Rivaldo Barbosa, que assumiu o comando da Polícia Civil do Rio de Janeiro um dia antes do crime, segundo a Polícia Federal (PF).

Para o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a elucidação do assassinato da vereadora Marielle Franco mostra o modus operandi das milícias no Rio de Janeiro.

"A partir deste caso nós podemos, talvez, desvendar outros casos, ou pelo menos seguir o fio da meada de um novelo cuja dimensão ainda não temos clara. Mas essa investigação é uma espécie de radiografia de como operam as milícias e o crime organizado no Rio de Janeiro e como há um entrelaçamento, inclusive, com alguns órgãos políticos e públicos, que é, realmente, bastante preocupante".

Lewandowski concedeu entrevista coletiva neste domingo (24), após as prisões de Domingos Brazão, Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa, que estão em Brasília e devem cumprir a prisão preventiva na penitenciária federal da capital, considerada de segurança máxima.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, explica as motivações do crime.

"A vereadora faz parte de um grupo político antagônico a esse grupo que nós identificamos como mandantes do homicídio, e, portanto, tinha vários contraditórios não só em plenário, mas na vida pública como um todo. Se a pauta imobiliária não era central para o mandato da vereadora, era uma pauta que ela tinha, sim, como investimento em moradias sociais e outros campos que, repito, iam em confronto com aquilo que o grupo mandante defendia"

O ministro da Justiça reforçou que a investigação é um triunfo expressivo do estado contra a criminalidade.

"Representa, ao meu ver, um triunfo expressivo do Estado do brasileiro contra criminalidade organizada. Isso mostra que o crime organizado não terá sucesso em nosso país, porque temos uma polícia forte, efetiva. Dizendo, então, que as forças de segurança do Brasil estão alertas, atentas, e são preparadas para enfrentar o crime organizado".

A Polícia Federal passou a investigar o crime em fevereiro de 2023, após a posse do novo governo Lula. Lewandowski afirmou que, infelizmente, foram quase cinco anos de investigação infrutífera da Polícia Civil do Rio, com integrantes da força tentando obstruir o avanço das investigações.

O ministro da justiça também reforçou a rapidez na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, pela homologação da colaboração premiada do ex-policial Ronnie Lessa, que assumiu a participação no assassinato da ex-vereadora carioca, contribuindo com a investigação da Polícia Federal.

Edição: Paula de Castro/Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo