Mauro Cid presta depoimento sobre tentativa de golpe de Estado

Publicado em 11/03/2024 - 20:02 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, presta novo depoimento à Polícia Federal, em Brasília, nesta segunda-feira (11).

O militar tinha o depoimento marcado para as duas horas da tarde. Mas, o compromisso foi adiado e ele chegou à corporação às três e foi direto encontrar os agentes da PF.  

Cid responde a perguntas sobre a preparação de um suposto golpe de Estado planejado pela cúpula do governo de Jair Bolsonaro para de impedir a posse do presidente Lula, eleito em 2022.

O novo depoimento do tenente-coronel foi marcado depois da operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, em fevereiro, e após Cid fechar de um acordo de delação premiada com a PF que o tirou da prisão.

Os agentes querem esclarecer dúvidas que vieram à tona em seguida a operação.

As investigações apontam que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria solicitado mudanças numa minuta de golpe de Estado ao ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Felipe Martins.

A informação constava na decisão assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que autorizou mandados de busca e apreensão e de prisão dos envolvidos.  

Quatro militares próximos a Mauro Cid foram presos, entre eles, o ex-assessor Felipe Martins. Segundo a PF, eles teriam trocado mensagens com o tenente-coronel sobre a tentativa de golpe.

Além disso, ex-ministros de Bolsonaro, como Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Anderson Torres também prestaram depoimentos à Polícia Federal.

Eles participaram de uma reunião ministerial com o ex-presidente Jair Bolsonaro em julho de 2022 que, para os investigadores, seria uma prova da formação de uma suposta organização criminosa para um golpe de Estado no 8 de janeiro de 2023.

O vídeo da reunião foi encontrado no computador de Mauro Cid.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo