No Brasil, quase 70% mulheres assassinadas com arma de fogo são negras

Publicado em 12/03/2024 - 18:51 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase 70% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil nos últimos anos eram negras. O índice está numa pesquisa do Instituto Sou da Paz feita a partir de dados do Ministério da Saúde de 2012 a 2022.

O estudo mostra ainda que, em 2022, entre as mulheres negras, as mortes por arma de fogo corresponderam a 51%; já entre as não negras o índice ficou em 47%. Essa foi a menor diferença proporcional entre o assassinato de mulheres negras e não negras desde 2012.

A coordenadora de projetos do Instituto Sou da Paz, Cristina Neme, explica o motivo das mulheres negras serem o maior alvo dessa violência. "Isso reflete uma desigualdade racial que é estrutural no país. E que coloca essas pessoas sob um risco maior de sofrer violência e também com menos acesso ao conjunto de direitos, que são os direitos básicos de cidadania. São as pessoas negras que estão sofrendo com essa desigualdade e isso vai aparecer também na vitimização por violência". 

O Instituto Sou da Paz também identificou que desde 2017 o país passa por uma redução nos assassinatos de mulheres por arma de fogo.

Há sete anos a proporção desses casos era de 54%. Em 2022, a taxa ficou em 50%. Mesmo assim, isso significa que 2.200 mulheres foram mortas por arma de fogo em 2022. 60% delas tinham entre 20 e 39 anos de idade. E 27% dessas mortes ocorreram dentro de casa.

Para a coordenadora de projetos do Instituto Sou da Paz, Cristina Neme, a violência contra a mulher tende a se repetir e de forma cada vez mais grave.

E as autoridades públicas podem interromper esse ciclo de agressividade e ajudar a diminuir os números da violência simplesmente cumprindo a lei.

Outro dado da pesquisa: 43% das agressões sem morte, feitas com arma de fogo em casa foram cometidas por pessoas próximas à mulher.

Isso significa amigos, conhecidos ou familiares. E os companheiros ou ex-companheiros íntimos responderam por 28% dessas agressões.

E os agressores alcoolizados podem ter sido responsáveis por 35% da violência armada, sem morte, contra mulheres em casa em 2022.

A delegada Adriana Romana, da Delegacia da Mulher, explica o que fazer em caso de agressão. "Quando a mulher sofre qualquer tipo de agressão ou de violência, ela deve procurar uma delegacia. Para poder fazer esse registro e ter acesso a todo o arcabouço legal de proteção que está previsto na Lei Maria da Penha. Ela vai ter acesso às medidas protetivas de urgência, à rede de enfrentamento de violência doméstica. Então é um caminho muito importante para a mulher quando ela quer romper esse ciclo da violência ou ela quer impedir que ele se inicie. Porque seja apenas uma primeira agressão, ela não deve ser suportada". 

A delegada lembra ainda que a mulher vítima de violência pode denunciar a situação ou buscar orientação no disque 180 do Ministério da Mulher.

Em casos de risco imediato, ela pode ligar no 190 da Polícia Militar no 197 da Polícia Civil. 

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo