Presos são transferidos de Penitenciárias Federais de Segurança Máxima

Publicado em 04/03/2024 - 15:07 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Pelo menos 23 presos foram transferidos de Penitenciárias Federais de Segurança Máxima entre a última sexta-feira (1) e esse domingo, segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais. A transferência ocorreu por meio da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal, e seguiria um "rodízio periódico", que tem como objetivo enfraquecer as lideranças do crime organizado.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o remanejamento de presos faz parte da rotina de funcionamento do Sistema Penitenciário Federal e serve para impedir articulações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos de segurança máxima. Além disso, também dificultaria a criação de vínculos nas regiões onde se encontram as penitenciárias federais.

Por questões de segurança, a Secretaria Nacional de Políticas Penais não informa a localização dos presos, nem detalhes das operações. Não foi confirmado se Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, integrante de organização criminosa do Rio de Janeiro, estava entre os transferidos. Nem se as transferências estão relacionadas ao contexto de fuga de dois integrantes de uma facção, da Penitenciária de Segurança Máxima, no Rio Grande do Norte, no dia 14 de fevereiro.

Por se tratar de presos considerados de alta periculosidade e com posição de liderança nas organizações criminosas, a transferência envolve alto grau de complexidade e risco.

No ano passado, a Secretaria Nacional de Políticas Penais realizou 364 operações, entre inclusões, devoluções, transferências e apresentação de presos em júri.

 

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo