Médicos da USP inovam no combate ao câncer

Linfoma

Publicado em 14/10/2019 - 16:27 Por Nelson Lin - São Paulo

Médicos pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, no interior paulista, realizaram com sucesso um tratamento para combater células cancerígenas de linfoma.

 

O tratamento já é feito nos Estados Unidos como último recurso para tratar linfomas e leucemias avançadas, e o índice de cura chega a 80%.

 

Aqui no Brasil, a pesquisa foi feita pelo Centro de Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com apoio da agencia de fomento à pesquisa de São Paulo, a Fapesp.

 


Nessa técnica, o linfócito “T”, do próprio paciente é modificado dentro de um laboratório para que possa reconhecer e atacar as células cancerígenas. Depois, essas células são introduzidas de volta no paciente.

 

Os pesquisadores relataram que um paciente de 62 anos, que tinha experimentado quatro tratamentos contra o câncer sem sucesso, foi submetido a nova técnica no dia 9 de setembro e 20 dias depois os exames já não detectavam mais as células cancerígenas em seu organismo.

 

No entanto, o médico e pesquisador Renato Cunha afirmou que somente passados trê meses do tratamento é que se poderá afirmar se a cura foi parcial ou total. O coordenador do Centro de Terapia Celular, o médico hematologista Dimas Tadeu Covas afirmou que a técnica desenvolvida pode servir para curar outras doenças.

 

No momento o único laboratório no país com autorização para fazer a terapia celular contra o linfoma ou leucemia é o de Ribeirão Preto, que tem capacidade de atender somente um paciente por mês. Covas afirma que o conhecimento já está disponível e que bastam investimentos para que essa cura possa ser produzida em larga escala.

 

A pesquisa deverá incluir mais 10 pacientes nos próximos seis meses e antes de ser disponibilizado no SUS deverá cumprir os requisitos regulatórios da Anvisa.

Últimas notícias
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo