Casos de malária no Pará caem este ano em comparação a 2018

Pará

Publicado em 12/11/2019 - 13:40 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O Pará apresentou queda no número de casos de malária este ano. Foram 25.900 ocorrências da doença, 35% a menos em comparação com o mesmo período – de janeiro a outubro – do ano passado, quando foram registrados mais de 40 mil casos.

 

A cidade de Anajás lidera o número de incidência de malária no estado. Foram 4.666 casos. Oeiras do Pará, com quase 4.400 casos aparece em segundo e Bagre, em terceiro, com pouco mais de 3 mil casos.

 

A Secretaria de Saúde atribui a queda às ações desenvolvidas pela Coordenação Estadual de Controle da Malária, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde. A meta é reduzir 75% dos casos da doença, até 2023.

 

Para isso, a identificação da doença e o tratamento rápido, pelo menos até 48 horas depois do início dos sintomas para os casos contraídos no estado ou em até 96 horas para os casos importados de outras localidades é fundamental.

 

Além disso, tem sido feito investimento em equipamentos como microscópios e material para diagnóstico, além da capacitação de profissionais da saúde.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo