agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Controle de fatores de risco pode evitar 1/3 das ocorrências de câncer no homem

03:28 Saúde, Notícias 27/11/2019 - 16h38 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

A atenção à saúde do homem é o foco do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro.

 

Em evento nesta quarta-feira  (27), o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde apresentaram uma análise da situação dos três tipos de câncer que mais afetam a população masculina no Brasil: o câncer de próstata, pulmão e intestino.

 

A estimativa é que, este ano, sejam registrados 68 mil novos casos de câncer de próstata, quase 19 mil novos casos da doença no pulmão e 17 mil no intestino.

 

A diretora-geral do INCA, Ana Cristina Pinho, afirma que parte das ocorrências poderia ser prevenida a partir do controle de fatores de risco. E, por essa razão, ela ressalta a importância da rotina de cuidados que todas as pessoas devem seguir, inclusive os homens.

 

O Inca ressalta que, no caso do câncer de pulmão, a recomendação é clara: não fumar. A relação de casos da doença entre os homens, atribuídos ao fator de risco do tabagismo, foi de mais de 86% em 2012. Além disso, a chance de sobrevivência dos pacientes é baixa, o que reforça a importância de superar a dependência à nicotina.

 

Já o câncer de próstata está ligado ao envelhecimento. Ele não tem uma taxa de mortalidade tão alta, mas é o mais frequente. Por isso, a recomendação mundial é a realização de exames de sangue e também o de toque, ainda coberto por estigma.

 

O médico epidemiologista do INCA, Arn Migowski, alerta sobre a importância da prevenção.

 

O câncer no intestino, segundo os números do Instituto, aumentou muito nas últimas décadas. Nesse caso, os especialistas recomendam controlar o peso, praticar atividades físicas e manter uma dieta adequada.

 

Além da divulgação de informações sobre a saúde masculina, a cerimônia no Inca apresentou os primeiros resultados do Centro de Diagnóstico de Câncer de Próstata, inaugurado há dois anos. Nesse período, mais de 4 mil pacientes foram encaminhados para investigação diagnóstica.

 

* Matéria atualizada às 19h25 de 27/11/2019.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique