Nas festas de fim de ano tenha um bom pescado em sua mesa

Natal e Réveillon

Publicado em 20/12/2019 - 18:05 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Um dos pratos mais tradicionais das festas de fim de ano é o pescado. Cozido, assado, frito ou moquecado, o fato é que o peixe é um alimento versátil, com inúmeras possibilidades de combinação, além de ser nutritivo e de fácil digestão.

 

Técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento estiveram no mais tradicional ponto de venda de peixes do estado, o Mercado São Pedro, em Niterói, na região metropolitana da capital fluminense.

 

O objetivo da ação, intitulada Operação Bom Pescado é reforçar os benefícios do pescado na alimentação e informar o que observar na compra do produto. A pesquisadora de tecnologia do pescado, Flávia Calixto, enumera os cuidados na compra do peixe.

 

O técnico em iluminação cinematográfica César Silva recomenda atenção com o ponto de venda e aproveita para indicar uma espécie típica do Norte.

 

Além de cautela, na hora da compra é preciso estar atento a certas condutas para garantir uma boa conservação e preservar o máximo de sabor no pescado por mais tempo, como relata o gerente de um restaurante na Lapa, no centro do Rio, Mateus Brum.

 

E para aqueles que acham uma delícia a boa notícia lá vai: o pescado é rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam no fortalecimento do corpo, além de ser rico em Ômega 3.

 

No primeiro semestre deste ano o Rio de Janeiro produziu mais de 35 mil toneladas de pescado. De acordo com secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, o estado planeja ampliar o fundo de financiamento aos agricultores, também para os pescadores.

 

E uma sugestão de fácil preparo para degustar essa iguaria é colocar o peixe limpo, temperado e levemente aberto sobre um tabuleiro forrado com batatas, cebolas e tomates temperados com alho e azeite e deixar no forno até dourar.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo