Casos de malária na capital amazonense caem 21% em 2019

Saúde Pública

Publicado em 22/01/2020 - 14:53 Por Graziele Bezerra - Brasília

A capital amazonense, Manaus, registrou 6.522 casos de malária em 2019.

 

Uma queda de 21% nas ocorrências da doença, em relação ao ano anterior.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a redução se deve à busca ativa de casos suspeitos; ações para diagnóstico precoce e tratamento; Educação em Saúde; implantação, monitoramento e reposição de mosquiteiros impregnados com inseticida; aplicação de biolarvicida; borrifação nas casas para o controle do mosquito transmissor da doença; além do monitoramento e avaliação de criadouros.

 

Ainda assim, é preciso ter cuidado. 17% dos casos de malária em Manaus foram registrados em invasões, com 1.123 notificações de janeiro a dezembro de 2019.

 

Segundo informações do Núcleo de Controle da Malária da Secretaria de saúde, as áreas de floresta com manancial de água limpa são o habitat natural do mosquito transmissor da doença.

 

Quando ocorrem invasões nessas áreas, normalmente na periferia da cidade, há um aumento na incidência de malária por conta do crescimento da população, que fica mais suscetível à picada do mosquito infectado, o que potencializa o risco de transmissão e de surtos da doença

 

Além das áreas de ocupação desordenada, a prática da piscicultura, abertura de estradas e ramais, balneários, retiros religiosos e outras atividades laborais em áreas de risco, também são fatores determinantes para a manutenção e dispersão tanto da doença quanto do vetor de transmissão.

 

A malária é uma doença infecciosa produzida por protozoários. O principal vetor de transmissão é o mosquito Anopheles.

 

O Brasil é o país que mais registra casos de malária na região das Américas e atualmente os estados do Amazonas, Pará e Roraima acumulam quase 77% dos casos notificados durante o ano de 2019

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo