agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

"É importante manter a sanidade mental": curados contam como lidaram com coronavírus

03:11 Saúde, Notícias 28/03/2020 - 12h05 Brasília Embed

Dayana Vitor

Ouvir a confirmação que você contraiu o novo coronavírus pode trazer uma série de sensações. Inclusive, o medo de morrer. Mais de 500 mil pessoas no mundo já contraíram a Covid-19, e 23 mil morreram. Porém, 80% de todos os contaminados conseguem recuperar-se sem necessidade de internação. Os dados são da OMS, Organização Mundial da Saúde.


Pelo menos 100 mil pessoas em todo o planeta já se curaram dessa nova e assustadora doença. Uma delas foi a cantora Preta Gil, que anunciou a vitória contra o vírus depois de 14 dias de isolamento.


“Alô vizinhos que me seguem: eu estou curada, não transmito mais, não precisa correr de mim. E quando souberem que alguém está com coronavírus, não saiam fazendo fofoca. Liga,se solidariza, pergunta se precisa de alguma coisa. Eu recebi tanto apoio, tanto amor”.


Outra vitoriosa contra o coronavírus foi a advogada Daniela Teixeira. Ela foi a primeira curada da Covid-19 na capital do país. Os primeiros dias foram de pavor.


“O problema do coronavírus é esse: você sente uma dor no peito, você tem medo de parar de respirar. Sente uma dor de cabeça, já tem medo que aquilo vai evoluir para um quadro muito grave. Eu vivi 18 dias infectada, 18 dias de pavor, de muito medo disso evoluir. Medo de passar para algum parente, especialmente minha mãe, que é idosa, minha irmã que tem problema cardíaco”.


Daniela explica que conseguiu a cura seguindo as orientações do médico e com pensamento positivo.


“Quem tem diagnóstico positivo tem que seguir estritamente a orientação médica. Tem que se desligar de grupos de WhatsApp, da televisão. Tem que seguir o que o seu médico manda você fazer. É muito importante manter a sanidade mental”.


O infectologista Gabriel Aureliano explica o que é mais importante para conseguir a cura da doença.


“Tem que se manter hidratado, porque a gente precisa de água para fazer as reações químicas do corpo. A gente tem que estar bem alimentado, porque tem que ter energia. Estar de repouso, para não gastar energia com outra coisa. Isso é o principal. E tomar os medicamentos sintomáticos para que a gente tenha qualidade de vida nesse período”.


A expectativa da OMS é que uma vacina que proteja contra o novo coronavírus só fique pronta entre um ano e um ano e meio. Até lá, o mais importante é continuar tomando os cuidados para não ser contaminado e, se for, não esqueça que a cura é possível na maioria dos casos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique