agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Estoques de sangue caem por causa do coronavírus

02:04 Saúde, Notícias 23/03/2020 - 20h42 Brasília Embed

Lucas Pordeus Leon

As medidas de isolamento social para evitar o contágio do Coronavírus geraram um efeito colateral indesejado: o número de doadores de sangue caiu, trazendo preocupação para os Hemocentros do país.

 

Em São Paulo, epicentro da epidemia no Brasil, o banco de sangue estima em 50% a queda nas doações. O HemoRio, no Rio de Janeiro, informou que o número de doadores caiu pela metade nos últimos dias.

 

No Pará, em fevereiro, os centros de coletas de sangue recebiam, em média, 200 doadores por dia. Agora não ultrapassa os 100. A gerente de captação de doadores do Pará, Luciara Farias, pede que as pessoas continuem doando.

 

A redução nas doações traz riscos para o abastecimento de sangue no país, como alerta o presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Dante Langui.

 

Para evitar aglomerações, muitos bancos de sangue já disponibilizam a doação por agendamento. O médico hemoterapeuta Gustavo Galvão opina que ir a um hemocentro é seguro porque existe uma triagem para que só doem sangue pessoas saudáveis, sem sintomas de gripe.

 

O Ministério da Saúde informou que não há qualquer evidência de que o coronavírus seja transmitido pelo sangue e pediu para que as pessoas continuem doando enquanto durar a pandemia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique