Estoques de sangue caem por causa do coronavírus

Hemocentros

Publicado em 23/03/2020 - 20:42 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

As medidas de isolamento social para evitar o contágio do Coronavírus geraram um efeito colateral indesejado: o número de doadores de sangue caiu, trazendo preocupação para os Hemocentros do país.

 

Em São Paulo, epicentro da epidemia no Brasil, o banco de sangue estima em 50% a queda nas doações. O HemoRio, no Rio de Janeiro, informou que o número de doadores caiu pela metade nos últimos dias.

 

No Pará, em fevereiro, os centros de coletas de sangue recebiam, em média, 200 doadores por dia. Agora não ultrapassa os 100. A gerente de captação de doadores do Pará, Luciara Farias, pede que as pessoas continuem doando.

 

A redução nas doações traz riscos para o abastecimento de sangue no país, como alerta o presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Dante Langui.

 

Para evitar aglomerações, muitos bancos de sangue já disponibilizam a doação por agendamento. O médico hemoterapeuta Gustavo Galvão opina que ir a um hemocentro é seguro porque existe uma triagem para que só doem sangue pessoas saudáveis, sem sintomas de gripe.

 

O Ministério da Saúde informou que não há qualquer evidência de que o coronavírus seja transmitido pelo sangue e pediu para que as pessoas continuem doando enquanto durar a pandemia.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo