agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Neste Dia Mundial da Tuberculose, mais um cuidado a tomar

01:55 Saúde, Notícias 24/03/2020 - 13h42 Brasília Embed

Sâmia Mendes

Em meio à preocupação com Covid-19, algumas doenças não podem ser esquecidas. É o caso da tuberculose, que têm risco aumentado com a pandemia desse novo vírus. Por ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose no mundo e mais de um milhão morrem.

 

No Brasil, a doença é considerada um sério problema da saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem cerca de quatro mil e 500 mortes em decorrência da tuberculose.

 

Somente no Mato Grosso, a incidência da doença é considerada alta em 36 municípios. No ano passado, a Secretaria de Saúde do estado diagnosticou mais de mil e 300 novos casos, sendo que o percentual de cura dos casos novos com confirmação laboratorial foi de mais de 61%.

 

Isto mesmo. A tuberculose tem cura. Para isso é necessário realizar todo o tratamento que tem duração de no mínimo, seis meses, é gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde. Todas as pessoas que seguem o tratamento corretamente ficam curadas da doença.

 

Logo nas primeiras semanas de tratamento, o paciente já percebe melhora nos sintomas. Mas isso não quer dizer que deve parar as medicações; o tratamento irregular pode complicar a doença.

 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível de homem para homem por meio da tosse, espirro das pessoas com a doença, que lançam partículas com bacilos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique