Niterói decreta emergência para conter coronavírus

Covid-19

Publicado em 17/03/2020 - 13:04 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Prefeitura de Niterói, município da região metropolitana do Rio, também decretou estado de emergência em saúde pública para tentar minimizar o avanço do novo coronavírus.


O município, com quase 500 mil habitantes - e que tem uma grande circulação de pessoas em direção a capital -, já tem um caso confirmado da doença, e dezenas de suspeitos sob investigação.


O decreto do estado de emergência publicado nesta terça-feira determina o fechamento de espaços públicos como o Museu de Arte Contemporânea e o Campo de São Bento, por 20 dias.


Suspende ainda as férias dos servidores da saúde e todas as cirurgias eletivas, ou seja, sem emergência. A prefeitura também determinou que todos os servidores com mais de 60 anos passem a trabalhar de casa, medida que atinge quase 800 funcionários.


O secretário municipal de saúde, Rodrigo de Oliveira, reforçou que todas essas medidas estão sendo tomadas para diminuir a circulação de pessoas nas ruas, portanto é preciso que os moradores respeitem as orientações de isolamento social.


E o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, complementou que respeitar o isolamento é muito importante, inclusive para quem não está no grupo de risco de desenvolver casos graves da doença.


As aulas no município já estavam suspensas desde o início desta semana, mas as escolas continuam recebendo alunos no horário das refeições. Neves também reconheceu que a doença terá impactos enormes na economia, por isso, a prefeitura vai adiar por 3 meses o pagamento do imposto sobre serviço, para diminuir os custos dos empreendimentos prejudicados pela queda na atividade econômica.

 

A prefeitura de niterói também garantiu que está seguindo a determinação do plano estadual de contingência, com seis hospitais, dois serviços de pronto atendimento, 56 unidades básicas de saúde e o Serviço Móvel de Urgência, o SAMU, prontos para atender a população.

 

Além disso, seis leitos de isolamento para casos do novo coronavírus foram reservados nas unidades municipais, com previsão de abertura de outros, caso seja necessário.

Últimas notícias
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo