No Rio, campanha de vacinação contra gripe terá 'drive thru' e atendimento domiciliar para idosos

03:19 Saúde, Notícias 22/03/2020 - 12h18 Rio de Janeiro Embed

Cynthia Cruz

Para atender , com segurança e agilidade, o maior número possível de idosos, principal público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza a prefeitura do Rio utilizará o drive-thru nos postos do Detran para que a imunização ocorra sem precisar sair do carro. 

 

Esta primeira etapa vai até o dia 15 de abril como detalha coordenadora de Vigilância em Saúde  da Secretaria Municipal de Saúde, Patricia Guttmann. 

 

A secretária municipal de Saúde Beatriz Busch ressalta que maiores de 80 anos serão atendidos em casa e que não devem se deslocar em hipótese nenhuma.

 

O atendimento nas 233 unidades de Atenção Primária, será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

 

O drive-thru da vacinação acontecerá das 10h às 16h.

 

Na segunda fase, a partir do dia 16 de abril, a vacina estará disponível professores das escolas públicas e particulares ; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas.

 

Já no sábado 9 de maio, Dia D de Mobilização Nacional começará a terceira fase da campanha, incluindo crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas; adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência. A campanha vai até 22 de maio.

 

É importante levar a caderneta de vacinação ao posto de saúde, principalmente, no caso de crianças para que seja verificado se há outras vacinas a serem colocadas em dia.

 

Pessoas com febre devem esperar a recuperação.

 

Já quem tiver alergia grave a ovo deve informar ao profissional de saúde e será orientado a tomar a vacina em unidades específicas, sob condições especiais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique