OMS declara pandemia de coronavírus; 118 mil casos foram registrados em 114 países

02:47 Saúde, Notícias 11/03/2020 - 16h22 Brasília Embed

Sayonara Moreno

A doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus, se tornou uma pandemia.

 

A situação foi assim declarada pela OMS, Organização Mundial da Saúde, nesta quarta-feira (11), por meio do Diretor Geral da entidade, Tedros Ghebreyesus.

 

O diretor fez questão de mencionar que a situação de pandemia não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça do coronavírus e nem mesmo o que já está sendo feito pelos países e as recomendações já dadas.

 

Apesar da condição mundial, Tedros Ghebreyesus destaca que é possível fazer as coisas certas e com calma.

 

Além disso, mencionou, a importância de proteger os cidadãos do mundo e que esta é a primeira vez em que se vê uma pandemia que pode ser controlada.

 

Também nesta quarta-feira, durante anúncio do aumento de casos confirmados, no Brasil, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, classificou a declaração da OMS como “tardia”.

 

A OMS informou que, desde as primeiras notificações do Covid 19, a recomendação segue a mesma para todos os países, o que inclui: ativação e ampliação dos mecanismos de resposta a emergências; informar profissionais sobre riscos e como se proteger; encontrar, isolar, testar e tratar todos os casos de Covid19, incluindo rastreamento de todos os contatos; preparar hospitais e proteger e capacitar os profissionais de saúde.

 

Assim que declarou a situação de pandemia, o Diretor Geral da OMS também fez questão de mencionar que todos os países devem buscar o equilíbrio entre proteger a saúde, minimizar efeitos econômicos e sociais e respeitar os direitos humanos.

 

A OMS registra, até o momento, mais de 118 mil casos de Covid-19 em 114 países.

 

O agravamento da doença provocada pelo coronavírus já levou à morte mais de quatro mil pessoas em todo o mundo.

 

A pandemia ocorre quando uma epidemia atinge grandes proporções, sendo continentais ou até mesmo em todo o planeta, causando mortes.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique