20% das calorias consumidas pelos brasileiros são de ultraprocessados

05:05 Saúde, Notícias 03/04/2020 - 13h05 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

Contrariando todas as recomendações nutricionais, os alimentos ultraprocessados estão cada vez mais na mesa dos brasileiros. De acordo com a pesquisa de orçamentos familiares divulgada nesta quinta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de todas as calorias disponíveis para consumo, quase 1/5 provém de ultraprocessados.

 

Isso significa que as famílias estão levando para casa mais alimentos fabricados industrialmente com diversos ingredientes em sua composição, incluindo produtos químicos para aumentar a validade e modificar a aparência e o sabor. É o caso dos embutidos, refrigerantes, biscoitos, salgadinhos, macarrões instantâneos e de grande parte das comidas congeladas.

 

O pesquisador do IBGE José Mauro de Freitas Júunior avalia que a curva ascendente preocupa, mas é possível enxergar uma boa notícia.

 

 

*Atualização às 18h para correção do título.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique