agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Cartilha orienta indígenas venezuelanos sobre Covid-19

01:24 Saúde, Notícias 27/04/2020 - 13h10 Brasília Embed

Maíra Heinen

Aproximadamente quatro mil indígenas venezuelanos vivem atualmente no Brasil, por causa do fluxo de refugiados e migrantes. A partir desse cenário e da pandemia do novo coronavírus, uma cartilha escrita em quatro diferentes idiomas, inclusive línguas indígenas, deve ajudar nos esforços de apoio a essas populações mais vulneráveis, além de auxiliar profissionais de saúde.

 

A publicação “Comunicação sobre Saúde com Indígenas Warao e Eñepa”, lançada pela Acnur, Agência da ONU para Refugiados e a Federação Humanitária Internacional, traz a perspectiva intercultural para falar sobre saúde, diagnóstico e tratamento de acordo com a cosmologia de cada grupo indígena.

 

Lideranças indígenas apoiaram na tradução, revisão e ilustração da cartilha que traz informações sobre as doenças mais comuns entre essas populações, como a gripe, tuberculose, pneumonia e asma. Ainda inclui as medicinas tradicionais utilizadas por cada grupo no tratamento de queimaduras, febre, inflamações, entre outros sintomas e informações sobre a Covid-19.

 

O caderno poderá ser impresso e distribuído em postos de saúde local e também à população indígena venezuelana.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique