agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Alerta: dengue tem sintomas semelhantes à Covid-19

03:08 Saúde, Notícias 04/04/2020 - 13h36 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, com números que impressionam e assustam, o Brasil não pode deixar de se preocupar com outra doença bastante comum e endêmica que é a dengue.

 

O verão terminou com temperaturas mais baixas do que as verificadas normalmente durante a estação, mas o risco da doença transmitida pelo Aedes aegyti é uma realidade no país.

 

O complicador é que existem sintomas comuns às duas enfermidades. Febre, dores no corpo e cansaço, quadro compatível com a dengue também pode ser sentido no caso de infecção pelo novo coronavírus.

 

A preocupação com as duas doenças acendeu o alerta de especialistas, que registraram, no início de março, um caso raro de dupla contaminação. Foi na Tailândia, onde um homem de 35 anos morreu por infecção pelo novo coronavírus, após também ter sido testado positivo para dengue.

 

A dermatologista e mestre em medicina pela USP, Valéria Campos, explicou que o primeiro sintoma que surgiu nesse caso foram erupções na pele, o que levou a um primeiro diagnóstico de dengue. Só mais tarde, o exame confirmou também infecção por Covid-19.

 

A médica orienta, em caso de qualquer sintoma comum a essas duas doenças, buscar atendimento virtual ou por telefone, antes de ir aos hospitais , já sobrecarregados com casos de covid-19.

 

É impossível obter o diagnóstico das duas doenças através do exame clínico. São necessários testes laboratoriais para confirmar a infecção.

 

Na dengue, os sintomas geralmente são febre alta e de início imediato, e dores nas articulações e musculatura. Vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele também podem acontecer.

 

A contaminação por Covid-19, por sua vez, é incerta. Não há estudos conclusivos sobre o comportamento do novo coronavírus, mas chama a atenção a evolução dos sintomas para dificuldades respiratórias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique