agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Conselho denuncia uso de capa de chuva como avental por profissionais de saúde

03:13 Saúde, Notícias 29/04/2020 - 14h28 Brasília Embed

Lucas Pordeus Leon

A falta de EPIs, os Equipamentos de Proteção Individual, para profissionais de saúde durante a pandemia preocupa estados e municípios. Representantes de Secretários municipais e estaduais de saúde alertam para a escassez desses equipamentos e a dificuldade para conseguir comprá-los.


O secretário-executivo do CONASS, Conselho Nacional de Secretários de Saúde dos estados, Jurandi Silva, em audiência Pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (29), afirmou que a insuficiência de EPIs ameaça reduzir a força de trabalho que está na linha de frente do combate à pandemia.


"O Brasil ficou exposto pela incapacidade de produzir coisas básicas como máscaras. Com tudo tendo que ser importado, nós entramos numa competição internacional que debilitou nosso poder de compra".

 

Segundo Jurandi Silva, os R$ 4 bi repassados para enfrentar a pandemia é pouco porque, segundo ele, o SUS é subfinanciado há mais de 20 anos.

 

"Quatro milhões é nada diante dessa epidemia. O país não tratou o SUS como deveria; não respeitou o sistema público de saúde, que é quem dá resposta e não o privado". 

 

O presidente do Conselho dos secretários municipais de saúde, Willames Freire Bezerra, conta que os municípios não conseguem comprar Equipamentos de Proteção Individual e pede que essa compra seja feita pelo ministério da Saúde.

 

"Principalmente os municípios de pequeno porte não têm acesso porque as distribuídoras não têm esses EPIs e nem têm como conseguir". 

 

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, mais de 7 mil profissionais da categoria foram afastados por problemas de saúde desde o dia 20 de março e 59 enfermeiras morreram neste período. Desses, 44 óbitos foram confirmados como da Covid-19. O representante do Conselho de Enfermagem, Walkírio Almeida, lamentou as improvisações de EPIs nas unidades de saúde.

 

"Tem gente usando até capa de chuva no lugar do avental impermeável. É muito difícil, ao fim do plantão, retirar a capa de chuva sem que haja contaminação".

 

O Conselho Federal de Enfermagem registrou, desde o início da pandemia, mais de 4,5 mil denúncias de faltas de equipamento de proteção para os profissionais de saúde em todo o país.
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique