Governos orientam cidadãos para uso máscaras

Prevenção à Covid-19

Publicado em 27/04/2020 - 11:45 Por Sâmia Mendes - Brasília

O uso de máscaras de proteção facial tem sido uma importante medida adotada pelos estados e municípios para evitar a infecção pelo novo coronavírus. Com a pandemia, a utilização desse recurso de prevenção contra a doença passou a ser tratada como política pública. Alguns governos decidiram recomendar ou obrigar o seu uso.

 

No Distrito Federal, A partir do próximo dia 30, toda a população está obrigada a usar a proteção em locais públicos e comércios. Quem desobedecer ficará sujeito a punições de violação de medida de saúde pública, que pode ir de um mês a um ano de prisão, além de multa.

 

No Estado do Mato Grosso foi criado o programa “Eu cuido de você e você cuida de mim”, que determina, entre outras coisas, que as empresas autorizadas a funcionar garantam o uso de máscaras por trabalhadores e exijam o uso por parte dos clientes.

 

Ainda no Centro-Oeste, em Goiás, a exigência de máscaras vale para todos os cidadãos, recomendando a adoção dos modelos caseiros, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. Além disso, os donos de comércios autorizados a funcionar podem impedir a presença de trabalhadores sem máscara ou a entrada de clientes sem a máscara.

 

O governo da Paraíba foi em sentido semelhante. Recomendou que estabelecimentos proíbam a entrada de quem não estiver com o acessório. Os governos de Pernambuco e da Bahia determinaram a utilização das máscaras por todos os trabalhadores envolvidos com atividades que exigem contato com o público.

 

No caso da Bahia, os empregadores terão que fiscalizar o uso, sob pena de multa de R$1 mil por funcionário. Já para a população pernambucana em geral, a atitude é uma recomendação. Ainda no nordeste, o governo do Piauí também tornou o uso de máscara necessário sempre que um cidadão sair de casa, andar em via pública ou ir a um local onde estejam mais pessoas.

 

Em Rondônia, a obrigação é indicada para todo cidadão que deixe a sua residência. Já no Estado do Pará, o governo determinou que empregadores forneçam máscaras a seus funcionários.  Minas Gerais determinou que trabalhadores das atividades que continuaram autorizadas a funcionar e que prestam atendimento ao público usem máscaras.

 

O fornecimento de máscaras é estabelecido por Lei como uma obrigação dos empregadores. 

 

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo