agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Ministério da Saúde vai comprar mais 12 milhões de testes rápidos para Covid-19

02:38 Saúde, Notícias 21/04/2020 - 14h59 Brasília Embed

Lucas Pordeus Leon

O Ministério da Saúde abriu um chamamento público para empresas interessadas em fornecer ao Sistema Único de Saúde 12 milhões de testes rápidos para o novo coronavírus. As empresas devem oferecer a proposta até esta quarta-feira (22). Outras 10 milhões de unidades devem ser adquiridas na OPAS, o braço da OMS nas Américas. Com isso, o governo amplia a meta para aquisição de testes para a Covid-19 de 23 milhões para 46 milhões de unidades, entre doações e compras.

 

Até o momento, o governo federal distribuiu aos estados 2,5 milhões de testes para detecção do vírus. Segundo o ministro da Saúde, Nelson Teich, ampliar a capacidade de testagem é necessário para definir as estratégias que permitam flexibilizar o distanciamento social.

 

Dos 10 milhões de testes que serão adquiridos na OMS, 500 mil devem começar a chegar na próxima semana, segundo o ministério, e outros 800 mil testes a mais a cada semana.

 

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas lembra que para fazer o exame desses testes adquiridos na OMS, de tecnologia PCR, é preciso ter uma estrutura laboratorial adequada. Para isso, o ministério fechou um contrato com a empresa DASA, que se comprometeu a processar 30 mil testes por dia chegando até 3 milhões de exames.

 

Já os chamados testes rápidos, para a testagem em massa, apesar de não necessitar de uma complexa estrutura laboratorial, estão em falta no mercado, como alertou o presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Luiz Fernando Barcelos.

 

O Ministério da Saúde informou ainda que assinou um novo contrato para compra de 3 mil e 300 respiradores pulmonares com um custo de R$ 78 milhões. A primeira entrega, de 1.150 respiradores, está prevista para meados de maio. Já o restante dos equipamentos devem ser entregues em até 90 dias. Dos mais de 14 mil respiradores comprados pelo governo até agora, apenas 253 já foram entregues pelos fabricantes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique