MPF no Mato Grosso pede que indígenas permaneçam em casa

Fique em casa

Publicado em 15/04/2020 - 16:13 Por Maíra Heinen - Brasília

 

Procuradores da República em Mato Grosso fizeram um apelo, por meio de um vídeo, onde pedem - em 14 línguas indígenas diferentes - que os índios fiquem em casa. O pedido é reforçado pelo procurador responsável por Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Ricardo Pael, que destaca no vídeo a importância do isolamento social também entre os índios.

 

Doenças respiratórias já são as maiores causadoras de mortes indígenas, como explica o antropólogo Luis Ventura, membro do Conselho Indigenista Missionário no Amazonas; por isso, a  chegada do coronavírus preocupa muito.

 

"As doenças respiratórias já estão entre as que mais causam mortes em povos indígenas. E o coronavírus, que se trata de um vírus desconhecido ainda, poderia realmente causar uma maior incidência e impacto negativo entre as populações indígenas". 

 

A distância de muitas comunidades dos centros urbanos com capacidade de atendimento em saúde é também outra preocupação, segundo a virologista Deusilene Vieira, pesquisadora da Fiocruz em Rondônia

 

"Às vezes essas aldeias são muito distantes da cidade, o acesso é fluvial, e isso dificulta o atendimento pela equipe de saúde ou a identificação dos primeiros casos". 

 

Segundo a Sesai - Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, dados registrados até terça-feira apontam 17 casos confirmados de coronavirus entre indígenas e três mortes.

 

Para tentar atender a demanda dessas populações tradicionais, a Sesai publicou portaria na última segunda-feira (13), em que determina a instituição de Equipe de Resposta Rápida, no âmbito dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, para enfrentamento da pandemia de Covid-19.

 

Cada Dsei deve receber uma equipe emergencial para atuar por três meses. Cada grupo terá um médico, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. A contratação se dará por processo seletivo ou convocação de cadastro reserva de concursos já realizados.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo