Pesquisadores da UnB estudam remédios contra Covid-19

Covid-19

Publicado em 22/04/2020 - 16:05 Por Dayana Víctor - Brasília

Ainda não existe um medicamento específico para tratar a Covid-19, mas pesquisadores ao redor do mundo estudam diversas substâncias. Entre elas: a imunoglobulina, um tipo de anticorpo do sangue que protege o organismo, a cloroquina e a hidroxicloroquina, já usadas no tratamento da malária, lúpus e artrite reumatóide. Inclusive, existem 12 estudos em curso aqui no Brasil.

 

A Universidade de Brasília vai entrar no time de pesquisadores de remédios para tratar o novo coronavírus. Serão realizados dois estudos no HUB- Hospital Universitário de Brasília. Um vai analisar o uso do difosfato de cloroquina, na dose recomendada pelo Ministério da Saúde, para tratamento em paciente graves. Já o segundo vai pesquisar a eficácia da hidroxicloroquina e da imunoglobulina.

 

O professor da Unb do departamento de doenças infecciosas e parasitárias e Metodologia de Pesquisa, Gustavo Sierra, explica porque as pesquisas ainda não começaram.

 

Como serão esses estudos? A ideia é que no primeiro experimento 220 portadores da Covid-19 sejam tratados no HUB e em um hospital de Manaus com o difosfato de cloroquina e outros 220 com comprimidos de placebo, sem nenhum tipo de substância ativa para comparar os resultados. O professor da Unb, Gustavo Sierra, detalha o que será analisado.

 

Já o segundo estudo será separado em quatro grupos de 72 pessoas cada, atendidas no HUB e outros hospitais do Brasil. No primeiro, nenhuma medicação específica para a Covid19 será administrada. No segundo, será utilizada a hidroxicloroquina. No terceiro grupo de pacientes, serão usadas a hidroxicloroquina e a azitrocimina, que é um antibiótico. Já no quarto grupo, os pacientes vão ser tratados com imunoglobulina.

 

Alguns dos efeitos colaterais da cloroquina e hidroxicloroquina já conhecidos pela ciência são arritmias cardíacas, paradas cardíacas e  problemas na retina que podem levar a perda da visão. No Estados Unidos, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas contraindica o uso de hidroxicloroquina e azitromicina para tratamento da Covid-19, devido ao aumento de mortes de pacientes.

 

Aqui no Brasil, um médico baiano morreu nesta semana após ser tratado contra o coronavírus com a combinação desses remédios. Ele teve uma parada cardiorespiratória.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo