agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Relatório da Fiocruz e da FGV alerta para avanço do coronavírus em comunidades indígenas

00:00 Saúde, Notícias 27/04/2020 - 07h56 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

Um relatório elaborado pela Fiocruz e a Fundação Getúlio Vargas revela que a interiorização do novo coronavírus terá como reflexo um aumento expressivo dos casos de Covid-19 entre a população indígena, considerada mais vulnerável ao contágio.

 

No documento, os pesquisadores detalharam os desafios impostos frente ao risco da disseminação do vírus nas aldeias.

 

Em carta anexada ao relatório, e endereçada ao Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz, o grupo alerta que o rápido avanço no número de casos entre os brasileiros e a interiorização do vírus, esperada para as próximas semanas, deverá  causar impactos nas comunidades indígenas.

 

O relatório, o primeiro de uma série que pretende acompanhar a curva de contágio do coronavírus, identificou as regiões do país mais vulneráveis.

 

A pesquisadora Cláudia Codeço, do Programa de Computação Científicada Fiocruz, explica que as análises têm como base a distribuição geográfica nos municípios, classificados de acordo com os níveis de probabilidade de serem alcançados pela pandemia.

 

Também foram descritos fatores socioeconômicos e demográficos relacionados à ocorrência de Covid-19 em terras indígenas. Cláudia Codeço destaca os principais resultados do estudo.

 

A pesquisadora ressalta que a principal conclusão do relatório é que os protocolos de prevenção ao coronavírus devem levar em conta as diferentes realidades da população indígena.

 

Na carta dirigida ao Conselho da Fiocruz, os pesquisadores reforçam ainda que a vulnerabilidade dos povos indígenas a essa pandemia demanda medidas urgentes e prioritárias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique