São Paulo prorroga quarentena até 10 de maio

5,7 mil pessoas internadas

Publicado em 17/04/2020 - 19:47 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Pela segunda vez, o governador de São Paulo, João Dória, prorrogou a medida que determina o fechamento de comércios e serviços não essenciais.


A política de distanciamento social vem sendo adotada no estado desde o dia 24 de março, e estava prevista para acabar no dia 22 de abril. Agora, segue até o dia 10 de maio.


Apenas serviços essenciais, como farmácias, supermercados, postos de gasolina e construção civil, seguem funcionando.


A medida é anunciada no momento em que os hospitais públicos do estado começam a chegar no limite de ocupação de leitos.


Segundo a Secretaria de Saúde, nessa sexta-feira mais de 3,5 mil pessoas que testaram positivo para Covid-19 estavam internadas. Desse total, 1.236 em leitos de UTI. Além dos casos confirmados, outros 2.235 pacientes estão internados por suspeita de coronavírus – mais de mil deles em UTIs.


Os principais hospitais de referência do estado estão acima de 80% de ocupação dos leitos de Unidade Intensiva, e no Instituto Emílio Ribas o número de leitos voltou a se esgotar.


Ao mesmo tempo que o sistema de saúde sente a pressão com a entrada de mais pacientes a cada dia, cai o índice de isolamento social. Esse número, que vinha estabilizado em 50% ao longo da semana, segundo o último balanço disponível, caiu para 49%. O ideal seria ficar acima de 70%.

 

Nessa sexta-feira o movimento foi intenso nas ruas da capital paulista. A maior movimentação de pessoas preocupa o Coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, David Uip.


A regra vale tanto para a capital do estado, o epicentro da epidemia, como as cidades do interior, que parecem ainda não ter casos de coronavírus. Uip comparou esses lugares com o que aconteceu na Itália e o que está acontecendo nos Estados Unidos.


Apesar da preocupação, a avaliação do Centro de Contingenciamento é de que o estado de São Paulo está conseguindo reduzir a curva de crescimento, apesar de ainda estar em uma faixa em que os números da epidemia dobram em até três dias.


Sem contar a subnotificação. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a fila de testes à espera de diagnóstico caiu 44%. Ainda assim, são mais de 9,4 mil exames de casos suspeitos sem resultado.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo