SBD: exposição ao sol não previne Covid-19

Vitamina D

Publicado em 15/04/2020 - 16:08 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Após a divulgação de que a Vitamina D seria uma importante aliada no combate ao novo coronavírus, o assunto acabou ganhando destaque nas redes sociais e chamando a atenção da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

A SBD alerta que, até o momento, não há qualquer evidencia científica de que o nutriente, que tem o sol como principal ativador, pode ajudar no tratamento e até na prevenção de Covid-19. A conclusão faz parte de um documento divulgado recentemente pela SBD. De acordo com o texto, as indicações nesse sentido ainda carecem de mais estudos e pesquisas.

 

Disponibilizado no último domingo, o estudo afirma que a população deve adotar, com parte da rotina, uma alimentação balanceada, a prática de atividade física regular e a exposição ao sol leve e habitual, o que pode estimular a produção de vitamina D no organismo. Mas o relatório, que é resultado da análise de vários trabalhos científicos já publicados, destaca que os benefícios sobre o novo vírus ainda precisam ser avaliados.

 

O coordenador científico da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Helio Miot, explica que mesmo durante a quarentena e o isolamento social, não é recomendada a exposição intencional ao sol como forma de repor os níveis de vitamina D. Helio Miot ressalta que somente indivíduos que comprovadamente tenham carência do nutriente devem fazer uso da suplementação.

 

O trabalho sugere, ainda, que além da população considerada de risco, como idosos, imunocomprometidos e portadores de doenças crônicas, as pessoas com deficiências de nutrientes também têm a resposta imunológica prejudicada e, por isso, se tornam mais susceptíveis às complicações causadas por Covid-19. Mas, a SBD reforça que qualquer informação que garanta que a vitamina D protege contra o coronavírus é prematura e irresponsável.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo