agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Covas diz que quarentena continua apesar da flexibilização estadual

03:56 Saúde, Notícias 29/05/2020 - 09h45 São Paulo Embed

Eliane Gonçalves

Apesar do plano de flexibilização do governo do estado, prefeito de São Paulo diz que cidade continua em quarentena. Já os prefeitos da região metropolitana protestam contra a decisão que autorizou a flexibilização na capital, mas impediu a abertura nas cidades que vizinhas.


O plano de  flexibilizaçã apresentado pelo governo de São Paulo está gerando desencontros. Segundo o plano, a cidade de São Paulo está autorizada a reabrir shopping centers, escritórios, concessionárias de veículos e imobiliárias a partir de segunda-feira, mas o prefeito, Bruno Covas, diz que a cidade continua em quarentena.


A prefeitura vai começar a receber esses protocolos dos setores econômicos a partir de segunda (01). Eles vão ser analisados pela Vigilância Sanitária dos municípios e se aprovados, o setor pode voltar a funcionar. Não foi definido um prazo para a avaliação de cada protocolo e mesmo prefeito ainda tem dúvidas sobre como vai ser o retorno. Uma das preocupações é a situação das mulheres.

 

Já os prefeitos das cidades vizinhas estão protestando. Enquanto a capital que tem 92% dos leitos de terapia intensiva ocupados já foi autorizada a flexibilizar a quarentena, cidades que estão em situação melhor, continuam sob critérios rígidos. O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, chamou a decisão do governo de equivocada

 

São Caetano tem cerca de 65% dos leitos de UTI ocupados. Em Santo André, a situação é ainda melhor. Cerca da metade dos leitos de UTI, 53%, estão ocupados. O prefeito Paulo Serra diz que a decisão não seguiu critérios científicos.

 

Em nota, a prefeitura de Santo André disse que se não houver uma revisão da decisão, vai acionar o ministério público. Falas nesse tom se repetem entre os prefeitos da região metropolitana e a tônica é ou flexibiliza para todo mundo ou volta a endurecer as regras para a capital paulista.

 

Os secretários de saúde dos municípios e representantes do governo do estado se reuniram nessa quinta-quinta (28) e um novo encontro deve acontecer nesta sexta (29).

 

Enquanto isso, os setores econômicos já preparam os protocolos para a reabertura do comércio na capital paulista. A Alshop, por exemplo, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, também está reunida nesse momento para discutir os próximos passos e já tem um plano pronto com 20 compromissos para reabertura de lojas, que deve ser apresentado para a prefeitura de São Paulo na próxima semana.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique