agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Covid-19 e dengue castigam brasileiros de Norte a Sul

04:05 Saúde, Notícias 14/05/2020 - 16h27 Brasília Embed

Dayana Víctor

A Covid-19 e a dengue são duas doenças com enorme número de casos aqui no Brasil este ano. A primeira, que surgiu no país no fim de fevereiro, já contaminou quase 190 mil pessoas e outras mais de 13 mil morreram, em pouco mais de dois meses. Outros 630 mil brasileiros contraíram a dengue e 240 perderam a vida por causa da doença, entre o fim de dezembro de 2019 e abril deste ano, ou seja em quatro meses.


Porém o que preocupa bastante em relação à dengue, segundo o Ministério da Saúde, é o alto número de contaminados. São 304 casos para cada 100 mil habitantes. Já na Covid-19, são quase 90 casos para o mesmo número de pessoas.


Em alguns lugares do país, o número de contaminados pela dengue quase dobra. Esta é a situação do Centro-Oeste, com 756 casos para 100 mil habitantes. Só no Distrito Federal, já foram mais de 22 mil casos prováveis da doença e 14 mortes. Um aumento de mais de 76% em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Nas últimas semanas, os casos de dengue vem caindo. O infectologista, Felipe Piastrelli, acredita que as pessoas contraem a doença, mas ficam com medo de ir aos hospitais confirmar o diagnóstico, devido a pandemia da Covid-19.

 

A babá Francisca Teixeira contraiu a dengue em março e sentiu sintomas parecidos com os da Covid-19. A fisioterapeuta Emanuelle Bezerra, ficou com medo de ter contraído a Covid-19 em abril, mas um exame confirmou que ela estava era com dengue.

 

A maioria das 240 mortes por dengue e as mais de 13 mil mortes por Covid-19 foram de pessoas da terceira idade. Segundo o Ministério da Saúde, 60% dos óbitos por dengue ocorrem em pessoas acima de 60 anos. Já 70% dos mortos pela Covid-19 tinham essa idade.

 

A dica para evitar contrair a dengue é não acumular água parada e eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. Também devemos sempre lavar as mãos e usar máscaras para não contrair o novo coronavírus.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique