agario unblocked agario - yohoho - agario - agario

Dia Mundial Sem Tabaco: coronavírus é mais um motivo para abandonar o cigarro

03:27 Saúde, Notícias 31/05/2020 - 06h15 Brasília Embed

Kariane Costa

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial Sem Tabaco. E o malefício que traz o consumo do cigarro ganhou um reforço: a Covid-19. Isto porque a doença ataca principalmente os pulmões, órgãos que também ficam danificados em quem é fumante. Bianca Brito conta que há anos luta contra o vício.


Em meio a pandemia do novo coronavírus, fumar se tornou ainda mais perigoso. As doenças causadas pelo tabagismo, como câncer, hipertensão, infarto, AVC e bronquite também foram identificadas como fator de risco para as complicações da Covid-19.


Estudos mostram que os fumantes infectados pelo coronavírus enfrentam um risco entre duas e três vezes maior de ter o quadro complicado. É o que afirma a médica Tania Cavalcante, integrante do Inca, Instituto Nacional do Câncer.


Tania Cavalcante também é secretária-executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro, um tratado internacional que o Brasil ratificou junto com 181 outros países, para implementar uma política nacional de controle do tabaco. Tania diz ainda que a fumaça dos produtos de tabaco é tóxica e enfraquece o sistema imunológico.


O mesmo se aplica aos cigarros eletrônicos e à narguilé, por exemplo. A médica destaca que, tão importante quanto parar de fumar, é evitar iniciar no tabagismo.


Hoje, no Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas são fumantes, o que representa cerca de 10% da população brasileira. Para a especialista, o país precisa avançar, aprovando as leis que tramitam no Congresso Nacional para favorecer principalmente a prevenção à iniciação no tabagismo entre crianças e adolescentes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique