Fiocruz recomenda lockdown no Rio de Janeiro

Coronavírus

Publicado em 07/05/2020 - 12:16 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Fiocruz recomendou ao governo do Rio de Janeiro que adote urgentemente medidas de lockdown, especialmente na Região Metropolitana, para reduzir o ritmo de crescimento da Covid-19, e preparar o sistema de saúde para atender os doentes de forma adequada.

 

A medida significa o fechamento total de determinada região, com restrições para entrada e saída, e para a circulação interna, à exceção das atividades essenciais. O lockdown foi adotado em países como Espanha e Itália, e no Brasil, até o momento, nas cidades de Fortaleza, São Luis e em 10 municípios do Pará, incluindo a capital Belém.

 

Os especialistas da Fundação reforçam que o Rio de Janeiro foi o segundo estado a registrar casos da doença e tem apresentado um crescimento significativo do coronavírus, com mais de 13 mil registros e 1,2 mil mortes. Além disso, eles apontam que nas últimas semanas, apesar das medidas de isolamento social, a circulação de pessoas nas ruas aumentou.

 

Portanto, apenas o lockdown pode evitar que o estado viva um período prolongado de escassez de leitos e insumos, com sofrimento e morte para milhares de cidadãos.

 

A recomendação salienta que o Rio  é também o segundo estado do país com maior proporção de idosos, grupo com maior risco de desenvolver quadros graves da doença, e uma quantidade insuficiente de leitos de UTI.

 

Para a Fiocruz preocupam especialmente o aumento de casos na Baixada Fluminense, dadas à alta vulnerabilidade social de grande parte da população e às fragilidades do sistema de saúde da região, além do avanço dos casos para localidades da capital que concentram favelas.

 

A análise foi feita a pedido do Ministério Público que recomendou esta semana ao Estado e à Prefeitura da Capital que façam estudos técnicos sobre o lockdown, analisando os benefícios que a medida trará na redução dos casos, em contrapartida com o impacto econômico decorrente do bloqueio.

 

O prazo para a apresentação do estudo termina  nesta quinta-feira(7) para o poder municipal, e na sexta (8), para o Governo Estadual.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo