Isolamento social no DF é prorrogado por mais 11 dias

Após decisão judicial

Publicado em 07/05/2020 - 17:39 Por Dayana Vitor - Brasília

Shoppings, academias, bares e outros comércios do Distrito Federal continuam fechados até 18 de maio. O decreto que prorroga a quarentena por mais 11 dias foi publicado no Diário Oficial do DF desta quinta-feira. A ideia do governador Ibaneis Rocha era permitir o retorno de várias atividades econômicas já na próxima segunda.


Mas a Justiça Federal suspendeu esse retorno após ação conjunta dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho e do Distrito Federal, que pedia fechamento dos serviços essenciais já abertos. A juíza da 3º Vara Cível, Kátia Balbino, permitiu, no entanto, que bancos, lotéricas, escritórios de advocacia, contabilidade, óticas, lojas de materiais de construção e outros continuem funcionando.


Nesta quinta-feira, um grupo do Judiciário foi até a sala de situação do governo que traça estratégias de combate à Covid-19, para conhecer as ações na capital do país. A juíza Kátia Balbino chegou a informar que poderia rever a sentença após essa visita. Mas até o fechamento desta reportagem, ela não havia se pronunciado.


Assim que o comércio for reaberto a perspectiva é que o fluxo de clientes caia, os empresários não precisem de todos os funcionários e acabem demitindo, como afirma o presidente da Federação do Comércio do DF, Francisco Maia.


Além de mais 11 dias de isolamento, os moradores do DF convivem com regras mais rígidas de higiene. Os condomínios devem limpar, de duas em duas horas, portas, elevadores e áreas comuns com produtos como álcool 70% ou outros eficazes na eliminação do coronavírus. Essa limpeza deve ocorrer das 6h às 22h. Para cumprir a lei, alguns edifícios vão ter que aumentar o preço da taxa de condomínio, como é o caso do que o Thiago Rezende administra.


Embora nem todos os supermercados da capital do país estejam seguindo regras mais rígidas de limpeza, já é obrigatório que os caixas sejam higienizados a cada compra realizada. E que ofereçam álcool em gel para os clientes e funcionários passarem nas mãos e nos punhos.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo