agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

No Dia da Doação de Leite Humano, DF revela que coletas aumentam mesmo com a pandemia

04:34 Saúde, Notícias 19/05/2020 - 09h47 Brasília Embed

Kariane Costa

Hoje (19) é celebrado o Dia Mundial da Doação do Leite Humano, e aqui no Brasil a data marca o lançamento da Campanha Nacional de Doação de Leite Materno. Promovida pelo Ministério da Saúde e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, a iniciativa quer conscientizar e incentivar a doação de leite materno, responsável por salvar a vida de milhares de crianças prematuras.

 

Miriam Oliveira dos Santos é coordenadora de aleitamento materno e banco de leite humano da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Ela conta que, em Brasília, como as mães evitam ir aos hospitais, a unidade disponibilizou telefones, video-consultas e as redes sociais para ajudar as mulheres que estão com dificuldade na amamentação.

 

Miriam afirma que o número de doadoras e o volume de leite coletado vem aumentando apesar da pandemia. Ela orienta as mães a prenderem o cabelo e sempre usar máscara na hora de coletar o leite para doar.

 

Depois da coleta, a orientação é colocar o frasco no congelador. O leite pode ficar armazenado por, no máximo, dez dias.

 

Toda mulher sadia pode doar, e quanto maior a quantidade de leite coletado, maior o número de crianças ajudadas. Miriam alerta que as mães que estão amamentando os bebês durante a  pandemia, em caso de sintomas gripais, usem máscara durante a amamentação. 

 

É de conhecimento geral que o leite materno é rico em nutrientes, e deve ser a única fonte de alimentação de um bebê até 6 meses. Neste período não é recomendável chás, água, mingau ou qualquer outro alimento para a criança.

 

O nutricionista Edis Rodrigues Junior diz que, entre os benefícios, está uma melhor imunidade que o bebê adquire. Estudos apontam ainda  que a amamentação exclusiva influencia positivamente no psicológico  e no poder de aprendizado da criança.

 

Edis afirma que se a mãe tem boas condições nutricionais, e produza o leite, não é preciso complemento. Ela salienta que mitos devem ser deixados de lado.

 

 

Após 6 meses e até os 2 anos de idade, a orientação é fazer a introdução alimentar, ou seja, intercalar as mamadas com frutas, verduras e outros alimentos para as crianças.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique