São Paulo prorroga fim da quarentena para 31 de maio

Depois que isolamento caiu

Publicado em 08/05/2020 - 19:55 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O governador de São Paulo, João Dória, prorrogou mais uma vez a quarentena no estado. A medida, que estava prevista para acabar no domingo, agora segue até o dia 31 de maio.


A decisão foi tomada porque a epidemia do coronavírus ainda não está sob controle. Entre quinta e sexta-feira morreram mais 210 pessoas. Com isso, passou de 2,1 mil o número de óbitos em todo o estado. O número de casos chega a quase 42 mil.


Já a taxa de ocupação de leitos de UTI era de cerca de 90% na capital paulista e 70% no restante do estado nesta sexta-feira.


Segundo Dimas Covas, coordenador interino do Centro de Contingência para o Coronavírus, o número de casos e a taxa de ocupação das UTIS são os indicadores que vão determinar o fim da quarentena.


Para ele, isso só vai ser possível se o índice de isolamento social ficar acima de 55%. Há cerca de três semanas esse índice tem ficado na faixa dos 47%. A previsão é de que, mesmo se conseguir alcançar o mínimo, São Paulo pode chegar a ter 11 mil mortes.


Por outro lado, a estimativa é de que até agora o isolamento social ajudou a evitar mais de 40 mil óbitos no estado.


Desde que foi implantada a quarentena, no dia 24 de março, Dória vem sendo alvo de protestos de grupos que discordam da medida em função dos impactos econômicos que ela provocaria.


Dessa vez, para anunciar a prorrogação, ele levou um batalhão de economistas para o Palácio dos Bandeirantes para defender a decisão. O secretário da Fazenda e ex-ministro Henrique Meirelles foi um deles.


O governador não descartou a possibilidade de implantar o bloqueio total, o chamado lockdown, caso as taxas de isolamento não comecem a subir.


Também foi apresentado um plano de retomada econômica junto a empresários e centrais sindicais para quando acabar a quarentena, e foi anunciada a criação do conselho municipalista com a presença de 16 prefeitos das principais regiões metropolitanas para tentar integrar as ações de controle da epidemia.


O diretor do instituto Butantan, Dimas Covas, ouvido nessa reportagem, assumiu a coordenação do Centro de Contingência para o Coronavírus porque o infectologista David Uip pediu para ser afastado da função de problemas de saúde.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo