agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Em parceria com a ONU, Distrito Federal doa kits de higiene a pessoas em situação de rua

03:28 Saúde, Notícias 02/06/2020 - 13h50 Brasília Embed

Anna Luisa Praser

No Distrito Federal, dos mais de 10 mil e 500 casos confirmados de Covid-19, somente cinco são em pessoas em situação de rua. Desses, somente um jovem de 26 anos precisou ser internado por complicações da doença.

 

Ao todo, 810 acolhidos passaram por testagem, em 12 centros de acolhimento para pessoas nessas condições aqui no Distrito Federal. O dado é da Secretaria de Saúde.

 

Desde o início da pandemia, a preocupação era de que pessoas em vulnerabilidade social fossem mais atingidas pelo novo coronavírus principalmente pela dificuldade de acesso à água tratada, coleta de esgoto e a itens básicos de higiene.

 

Foi olhando para essa questão que a ONU, Organização das Nações Unidas, em parceria com o governo do Distrito Federal, doou mil kits compostos por sabonete, escova de dentes, xampu, creme dental, papel higiênico e absorventes. Uma forma de ajudar na prevenção e dar dignidade a pessoas que não têm condições de pagar por esses produtos. Como detalha a representante do Fundo de População da ONU no Brasil, Astrid Bant.

 

E foi também o surgimento da pandemia que deu uma reviravolta na vida da costureira de 51 anos, Gislene Pereira. Dona de um negócio próprio, ela viu, uma por uma, as encomendas sendo canceladas. E depois de perder toda a clientela a ponto de ficar parada, foi um anúncio em uma rede social que ajudou Dona Gislene a mudar o rumo das coisas.

 

A oportunidade para Dona Gislene também serviu para ajudar as pessoas na outra ponta da história. Cerca de três mil máscaras e mil toalhas produzidas por ela e outras costureiras, brasileiras, migrantes e refugiadas, da Fábrica Social do Jardim Botânico, foram compradas pelo Fundo de População da ONU para fazer parte do kit dignidade.

 

Essa iniciativa é boa pra todo mundo, já que garante renda às costureiras que estavam sem serviço por causa do novo coronavírus e ainda de quebra, ajuda quem não tem condições de pagar por esses itens de proteção.

 

Os kits recebidos pelo Distrito Federal estão sendo distribuídos em cidades estrategicamente escolhidas, por concentrarem o maior número de ocorrências da Covid-19, como detalhou o coordenador de Atenção Primária à Saúde, Fernando Érick.

 

As distribuições vão continuar enquanto durarem os estoques. Todo material recebido vai funcionar como um bônus às políticas de enfrentamento à Covid-19 aplicadas a população em vulnerabilidade social e que incluem as pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência domiciliar e jovens do sistema socioeducativo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique