Rio prorroga vacinação contra gripe até o fim do mês

Campanha contra gripe

Publicado em 01/06/2020 - 12:07 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada no Rio de Janeiro até  30 de junho.

 

Inicialmente, a imunização estava programada para terminar na próxima sexta-feira, dia 5 junho.

 

O motivo da decisão de estender a campanha, segundo a prefeitura, é a baixa cobertura vacinal no município. Os dados oficiais apontam que cerca de 350 mil pessoas, do público alvo de vacinação, ainda não foram aos postos.

 

Esta 3ª etapa inclui grávidas, em qualquer período da gestação, mulheres em pós-parto, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e adultos de 55 a 59 anos de idade.

 

Ainda segundo a prefeitura, até o último dia 28, a taxa de vacinação estava em 72%, com um 1,5 milhão de doses aplicadas. O objetivo, no entanto, é alcançar no município um 1,8 milhão pessoas, o que equivale a 90% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu pontos extras para aplicação da vacina, além das 233 clínicas da família e centros municipais de saúde.

 

Esta semana, haverá equipes em três terminais rodoviários de grande circulação da cidade, de acordo com calendário pré-determinado. Nesses locais, o atendimento será feito das  9h às 16h. Já os postos fixos atendem das 8h às 17h. As unidades que abrem aos sábados funcionam até o meio dia.

 

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Nadja Greffe, destaca a importância da vacina, já que a gripe pode ter consequências sérias para grupos de risco.

 

Como o vírus da gripe sofre mutações, a vacina também é modificada. Por isso, a importância de reforçar a imunização todos os anos. 

 

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo