Bares e restaurantes do DF voltam a funcionar

Ao atingir mil mortos pela Covid-19

Publicado em 16/07/2020 - 08:59 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Distrito Federal superou nessa quarta-feira o número de mil vítimas da Covid-19. Com 41 novos registros, chegou a 1.001 o número de mortos pela doença. Ao todo, no DF, 75.379 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, sendo 1.725 casos notificados nessa quarta. Os números são da Secretaria de Saúde do DF.


O governador Ibaneis Rocha manteve o cronograma de reabertura das atividades econômicas, com a volta ao funcionamento de bares e restaurantes nessa quarta. As medidas valem para 30 das 32 regiões administrativas do DF.


Devido à aceleração da pandemia, alguns comerciantes preferiram continuar funcionando somente para fazer entregas ou atender apenas para retiradas. Foi o caso da Ariela Nobre, sócia de um bar especializado em vinhos na Asa Norte.

 

"A gente tem visto que o pico de contaminação está sendo agora... então a gente achou mais seguro esperar mais uns dias e ver como vai se comportar esse movimento".

 

Já um café, também na Asa Norte, evitou adotar o sistema de entregas para não expor os funcionários. Para isso, preferiu usar as economias feitas antes da pandemia para continuar pagando as contas. Tanto os proprietários do café quanto do bar, disseram que, apesar da dificuldade, têm conseguido manter todos os trabalhadores contratados e as contas em dia.


O empresário Lucas Hamu contou que adotou o delivery para não precisar reabrir ao público agora. Além disso, o café que ele administra ampliou uma ação social que já existia, para garantir alimentos e material de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade social.


"Quando começou a pandemia, a gente pensou que, se estava difícil pra gente, imagina para quem já estava em uma situação vulnerável antes da pandemia, né?"

 

Nessa quarta-feira, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília, Jael Antônio da Silva, fez um balanço parcial desse primeiro dia. Para ele, o movimento ainda foi pequeno, mas o setor já esperava.

 

"As pessoas ainda estão com uma certa precaução para frequentar e muitos estabelecimentos não estavam informados de que haveria a reabertura hoje. Mas os que reabrirão, cumpriram as medidas de segurança como fornecimento de álcool em gel e distanciamento entre as mesas". 


De acordo com Jael, pelo menos 85% dos estabelecimentos filiados ao Sindhobar-DF reabriram nesse primeiro dia.


Com produção de Salete Sobreira, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

Edição: Roberto Piza.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo