agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Plataforma online vai reunir dados sobre a Covid-19 em 120 favelas do Rio de Janeiro

04:08 Saúde, Notícias 10/07/2020 - 09h01 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

Uma plataforma online vai consolidar dados sobre casos prováveis, confirmados e  mortes por coronavírus em mais de 120 favelas do estado do Rio, para suprir a falta de testes e dados públicos do alcance da pandemia nesses territórios.

 

O Painel Unificador Covid-19 nas Favelas  foi criado por catorze organizações da sociedade civil baseadas em favelas, que, desde março, estão à frente de várias iniciativas de assistência a moradores no enfrentamento da pandemia nesses locais.

 

Alguns coletivos com experiência em levantamento de dados também criaram seus próprios painéis com dados de monitoramento da doença nas comunidades, para tentar superar o déficit de informações.

 

A diretora executiva da organização Comunidades Catalisadoras, que coordena a iniciativa, Theresa Williamson, ressalta que o painel surge para tentar minimizar a ausência de dados específicos da pandemia nesses territórios, frente à subnotificação e ao baixo número de testagens do coronavírus no país. O painel vai inclusive trazer um dado que não é divulgado nas estatísticas oficiais, que são os casos suspeitos.

 

Os dados do painel têm como com base as informações levantadas por fontes comunitárias, os painéis públicos dos governos e também dados colhidos pelos chamados relatores de favelas, como explica a diretora da ComCat.


A iniciativa também conta com o apoio da Fiocruz, como conta Renata Grace, do Nucleo de Geoprocessamento do Laboratório de Informação em Saúde da instituição.

 

O painel traz dados de mortes, confirmados e suspeitos diferenciados por cores e também permite que os moradores relatem seus sintomas diretamente na plataforma, por meio de um formulário, que utiliza um algoritmo de verificação de sintomas para identificar se ele tem alto, médio ou baixo risco de estar infectado pelo coronavírus.

 

Os dados classificados como de alto ou médio risco alimentam os números de casos suspeitos. Dessa forma, é possível visualizar em um mapa, pontos quentes de contágio com áreas que pedem  maior atenção e esforços de campanha.

 

De acordo com os dados da plataforma, desta quinta-feira (9), o Complexo de Favelas da Maré, registra o maior números casos confirmados, com 1.275,  e 112 mortes. As favelas monitoradas tem 79 casos sintomáticos, sendo 48 com alto risco de infecção pela Covid-19.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique