agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

SUS inclui tratamento com biofármaco de estímulo ao hormônio do crescimento fornecido pela Fiocruz

01:50 Saúde, Notícias 16/07/2020 - 11h48 Brasília Embed

Cristiane Ribeiro

O Sistema Único de Saúde (SUS) começou, nesta semana, a distribuição aos estados de somatropina, fornecida pelo laboratório Bio-Manguinhos, da Fiocruz. A tecnologia do hormônio do crescimento humano está sendo incorporada ao laboratório público por meio de uma parceria com o laboratório nacional privado Cristália, assinada no início deste ano.

 

A somatropina é o primeiro medicamento biossimilar, que é um produto biológico fabricado a partir de um organismo vivo, como células de bactérias aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

A produção nacional, distribuída de graça, vai facilitar o acesso aos pacientes que têm deficiência do hormônio do crescimento humano. Além de acabar com a necessidade de importação do insumo farmacêutico, o medicamento representa uma importante conquista para a ciência do país, como explica o gerente de Marketing e Novos Negócios de Bio-Manguinhos, Hugo Defendi.

 

Defendi destacou que a parceria com o laboratório Cristália possibilitou a centralização da compra do medicamento pelo Ministério da Saúde e que a expectativa para o próximo ano é  produzir 5,6 milhões frascos.

 

A somatropina é indicada para crianças com a deficiência do hormônio do crescimento e também para mulheres com baixa estatura, a chamada Síndrome de Turner.

 

 

* O áudio foi substituído às 12h56 de 17/07/2020 para correção de informação. Diferentemente do que foi informado anteriormente, o biofármaco não é produzido, mas, sim, fornecido pela Fiocruz. A tecnologia ainda está em processo de incorporação pela fundação. O título também foi alterado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique