agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Devedores de impostos no DF serão negativados no Serasa

02:20 Economia, Notícias 02/09/2019 - 16h20 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Quem tem pendências com o pagamento de impostos e multas de fiscalização, no Distrito Federal, pode ficar com o nome sujo, no Serasa. Segundo o governo do DF, a Procuradoria Geral do Distrito Federal vai encaminhar, até novembro, 400 mil nomes de devedores que estão com o pagamento atrasado de IPVA, IPTU, ICMS, ITDC e multas aplicadas por agências de fiscalização. As dívidas se referem aos atrasos de 2015 a 2018.

 

Somente IPTU e IPVA juntos, correspondem a 60% das contas atrasadas dos devedores. O procurador adjunto da Fazenda, Flávio Jardim, explica que o ICMS atrasado é o que tem maior parte no montante atrasados. Mas o IPTU é o imposto que tem mais pessoas devendo, o que gera alto custo para ser cobrado.

 

A ideia do governo é inscrever essas pessoas na dívida ativa do DF, como forma de recuperação fiscal das contas públicas, já que o montante atrasado chega a nove bilhões de reais.

 

Assim que o nome for enviado, o contribuinte inadimplente vai receber uma carta do Serasa, informando o prazo de 10 dias para efetuar o pagamento da dívida. Vai ser negativado somente se não pagar o que deve, dentro do prazo.

 

Mas atenção. O boleto do pagamento do saldo devedor não vai ser enviado junto com a carta: para isso, o contribuinte deve acessar o site da secretaria de economia do Distrito Federal e gerar o boleto.

 

Para entender como funciona o processo de negativação e como parcelar o valor da dívida, qualquer pessoa pode acessar o site da procuradoria geral do DF.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique