Devedores de impostos no DF serão negativados no Serasa

Nome Sujo

Publicado em 02/09/2019 - 16:20 Por Sayonara Moreno - Brasília

Quem tem pendências com o pagamento de impostos e multas de fiscalização, no Distrito Federal, pode ficar com o nome sujo, no Serasa. Segundo o governo do DF, a Procuradoria Geral do Distrito Federal vai encaminhar, até novembro, 400 mil nomes de devedores que estão com o pagamento atrasado de IPVA, IPTU, ICMS, ITDC e multas aplicadas por agências de fiscalização. As dívidas se referem aos atrasos de 2015 a 2018.

 

Somente IPTU e IPVA juntos, correspondem a 60% das contas atrasadas dos devedores. O procurador adjunto da Fazenda, Flávio Jardim, explica que o ICMS atrasado é o que tem maior parte no montante atrasados. Mas o IPTU é o imposto que tem mais pessoas devendo, o que gera alto custo para ser cobrado.

 

A ideia do governo é inscrever essas pessoas na dívida ativa do DF, como forma de recuperação fiscal das contas públicas, já que o montante atrasado chega a nove bilhões de reais.

 

Assim que o nome for enviado, o contribuinte inadimplente vai receber uma carta do Serasa, informando o prazo de 10 dias para efetuar o pagamento da dívida. Vai ser negativado somente se não pagar o que deve, dentro do prazo.

 

Mas atenção. O boleto do pagamento do saldo devedor não vai ser enviado junto com a carta: para isso, o contribuinte deve acessar o site da secretaria de economia do Distrito Federal e gerar o boleto.

 

Para entender como funciona o processo de negativação e como parcelar o valor da dívida, qualquer pessoa pode acessar o site da procuradoria geral do DF.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo