Corte Interamericana inicia julgamento sobre morte do jornalista Vladimir Herzog

Direitos Humanos

Publicado em 24/05/2017 - 22:03 Por Márcia Wonghon - Brasília

A Corte Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica, iniciou nesta quarta-feira, o julgamento que pretende responsabilizar o estado brasileiro pela prisão, tortura e morte do jornalista Vladimir Herzog.

 

Herzog foi intimado e compareceu espontaneamente ao Departamento de Operações de Informação mas, acabou detido por suposta ligação com o partido comunista. Ele morreu nas em dependência do Exército em 25 de outubro de 1975, em São Paulo, durante a ditadura militar.

 

Na época, era diretor do telejornal Hora da Notícia, veiculado pela TV Cultura, na capital paulista. A expectativa da família é a de que os culpados recebam punição pelo crime, mesmo depois de 42 anos.

 

Clarice Herzog, viúva do jornalista, foi a primeira testemunha a prestar depoimento. Ela relatou ter contestado, desde o início, a versão de suicídio, apresentada pelos agentes do estado.

 

O procurador de São Paulo, Marlon Alberto, também será ouvido como testemunha da família. Ele irá contestar o resultado do inquérito militar.

 

O advogado Alberto Torón, nomeado para defender o estado brasileiro, deve argumentar que a lei da anistia anulou os crimes cometidos durante o regime militar. O resultado do julgamento deve demorar e ainda não tem data para ser divulgado.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo