Viva Maria: Programa analisa por que ainda existe incompreensão do que é o feminicídio

Viva Maria

Publicado em 09/11/2017 - 09:31 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Desde março de 2015  Viva Maria tem se ocupado de divulgar a lei que alterou o Artigo 121 do Código Penal para prever o feminicídio, ou seja, o assassinato de mulheres por questão de gênero. Afinal, sabemos que um grande número de mulheres morre pelo simples fato de ser mulher.

 

Só que, apesar de tipificado como crime hediondo, o feminicídio ainda não foi devidamente compreendido pela opinião pública brasileira. Prova disso é a proposta que quer tirar o feminicídio do mapa.

 

Com mais de 26 mil assinaturas de apoio, em breve, essa proposta legislativa vai estar sendo analisada pela Comissão dos Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.
O autor da proposta acredita que feminicídio é um termo infundado porque fere o princípio da igualdade constitucional. Para ele, qualquer crime contra qualquer pessoa em função de violência passional deve ter a agravante de crime hediondo.

 

Diante disso, melhor ouvir quem entende do assunto. Com a palavra a doutora Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público do Estado de São Paulo. Professora da PUC, ela integra ainda a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Vamos ouvi-la!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo