Governo anula anistia concedida a militares por perseguição política durante ditadura

Anistiados por perseguição política

Publicado em 08/06/2020 - 21:46 Por Gésio Passos - Brasília

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos publicou, nesta segunda-feira, 295 portarias anulando a anistia de militares por perseguição política durante a ditadura militar.


A pasta justifica que não há comprovação da existência de perseguição exclusivamente política nos atos de anistia já realizados. O Ministério assegura que não será necessário devolver as verbas indenizatórias já recebidas.


As anistias eram baseadas em uma portaria da Aeronáutica, de 1964, que determinou a dispensa de cabos contratados após 8 anos de serviço.


Em 2002, a Comissão de Anistia entendeu que o ato configurava perseguição política, autorizando a condição de anistiados para aqueles cabos dispensados à época.  Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, essas anistias custam R$ 31 milhões por mês para a Aeronáutica.


Em outubro de 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu que era constitucional a possibilidade de revogação das anistias dadas a mais de 2,5 mil militares baseada nessa portaria.


Na época, a maioria do STF entendeu que a portaria, por si só, não se constituiu como ato de exceção, sendo necessário a comprovação de motivação político-ideológica para exclusão das Forças Armadas, possibilitando assim a concessão de anistia.


O governo anunciou, em 2019, uma força-tarefa com o Ministério dos Direitos Humanos e a AGU para rever as anistias à militares com base nesse ato.                                


O Supremo garantiu a defesa administrativa e a não devolução das verbas recebidas de boa-fé pelos militares.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo