PL que anistia policiais do massacre no Carandiru avança na Câmara

Foram assassinados 111 detentos na ação; projeto de lei segue para CCJ

Publicado em 02/08/2022 - 19:00 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (02), projeto de lei que anistia os policiais condenados pelo massacre do Carandiru, quando 111 presos foram assassinados em 1992, em São Paulo.

O projeto agora segue para análise de outra comissão da Câmara, a de Constituição e Justiça. Se aprovado, será analisado pelo plenário da Casa, por todos os deputados.

O relator da proposta, deputado Sargento Fahur, do PSD do Paraná, afirmou que a ação das forças de segurança foi correta e que as condenações foram injustas e desproporcionais.

O texto que anistia os PMs envolvidos no massacre do Carandiru foi aprovado com apenas uma abstenção, do deputado Marcel Van Haten, do Novo gaúcho. Para o parlamentar, não se deve dar uma anistia coletiva a todos os envolvidos.

Entre 2014 e 2016 foram realizados 5 júris populares que condenaram 74 agentes de segurança envolvidos no massacre do Carandiru em penas que variam de 96 a 624 anos de prisão. Até agora, nenhum policial cumpriu as penas.

Os júris acolheram a versão da acusação de que não houve confronto e de que os presos foram executados. Em 2016, o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu as condenações. Entretanto, no ano passado, o STJ restabeleceu as penas.

Com a decisão, falta ainda o Tribunal de São Paulo analisar outros recursos das defesas dos policiais.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo