Bolsonaro sanciona lei que transferiu Coaf para o Banco Central

Atividades financeiras

Publicado em 08/01/2020 - 10:03 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que transfere o Coaf, o Conselho de Controle das Atividades Financeiras, do Ministério da Economia para o Banco Central.

 

A lei teve origem em uma Medida Provisória editada em agosto do ano passado. Na versão original enviada por Bolsonaro ao Congresso, o Coaf mudava de nome para Unidade de Inteligência Financeira e deixava de ser um órgão colegiado para virar um Conselho Deliberativo, mas essas duas alterações foram derrubadas pelos parlamentares.

 

O legislativo também retirou do texto a atribuição do Coaf de produzir informação para combater o financiamento ao terrorismo, que constava na versão original.

 

Agora, com a nova lei, o Coaf será formado pelo presidente do órgão e mais 12 servidores de cargos efetivos, concursados, de reputação ilibada e conhecimento na área de prevenção e combate à lavagem de dinheiro. Eles deverão ser escolhidos e nomeados pelo presidente do Banco Central e precisam ser servidores dos seguintes órgãos: Banco Central; Receita Federal; Agência Brasileira de Inteligência, a Abin; Ministério das Relações Exteriores; Ministério da Justiça; Polícia Federal; Controladoria-Geral da União; Advocacia Geral da União, entre outros.

 

Criado em 1998, o Coaf monitora as atividades financeiras e produz informações para prevenir e combater a lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, aplicando penas a entidades do sistema financeiro que não enviarem os dados necessários para o trabalho de inteligência.

 

No final do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a Receita Federal e o Coaf só podem compartilhar informação com a polícia e o ministério público se houver pedido formal. Também só pode enviar dados que estejam na base de informações do órgão, sem poder quebrar o sigilo bancário.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo