Maia critica criação de imposto em troca da desoneração da folha; indústria defende PEC 45

Debate sobre Reforma Tributária

Publicado em 30/07/2020 - 14:22 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Indústria brasileira promoveu um debate nesta quinta-feira (30) sobre a reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional. Participou do encontro o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, que se posicionou contrário à criação de um novo imposto em troca de uma desoneração da folha de pagamento, tributo que incide sobre os salários.

 

A desoneração da folha de pagamento foi uma medida defendida pelo presidente da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, Robson de Andrade. Já a criação do novo imposto para transações digitais tem sido defendida por membros da equipe econômica do governo em entrevistas a veículos de imprensa.

 

Também participou do debate o vice-presidente da Fiesp, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, José Ricardo Roriz. O empresário defendeu a aprovação da PEC 45, Proposta de Emenda à Constituição que unifica cinco tributos em um só. O representante da Fiesp considera que é preciso reduzir o Risco Brasil, indicador que mede as dificuldades de se investir no país.

 

A OCDE citado pelo empresário é o grupo de cooperação econômica com mais de 30 países e que o Brasil tenta fazer parte. O relator da reforma tributária no Congresso, deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP paraibano, disse que a ideia é manter a atual carga tributária alterando a forma como são cobrados os impostos.

 

A comissão mista do Congresso Nacional que analisa a reforma tributária retomaria os trabalhos nesta quinta-feira, mas a primeira reunião foi adiada por problemas no sistema remoto que integraria os parlamentares da Câmara com os do Senado.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo