Piso salarial de professores preocupa estados e municípios

Publicado em 16/01/2016 - 15:42 Por Gilberto Costa - Brasília

Secretários de Educação de estados e municípios estão preocupados com os efeitos do aumento do piso salarial dos professores das escolas públicas sobre o orçamento dos governos estaduais e das prefeituras.


A avaliação é de que o aumento do piso se dá com base em projeções que não consideraram a perda de arrecadação.


Segundo os secretários, o volume de gastos com salários inviabiliza o cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação e retira dinheiro que deveria ser investido na estrutura e modernização das escolas.


O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Eduardo Deschamps, acrescenta que o aumento de gasto na folha de pagamento dos professores pode esbarrar nos limites de gastos com salários previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.


Os secretários de Educação querem discutir no fórum permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso nacional o novo índice para o reajuste dos salários iniciais de professores.


Eles também querem que a União aumente os repasses para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).


Este ano o Ministério da Educação promete repassar o mínimo de 10% do fundo, cerca de R$ 1,3 bilhão, para dez estados e 1.900 municípios.


Para o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação, Alessio Costa Lima, o aumento do aporte de recursos pode ser uma solução imediata.


O piso nacional dos professores funciona como o salário mínimo. Vale para o início da carreira e os estados e municípios que já pagam acima do valor não são obrigados a efetuar o aumento.


Há, no entanto, demanda dos professores de diferentes estados e municípios para que o reajuste se dê em todos níveis de carreira.


Para reduzir o impacto, as secretarias de Educação têm diminuído os níveis de carreira, o que provoca achatamento dos salários dos professores com mais tempo de trabalho e qualificação.


Por causa de reajuste salarial, no ano passado, 14 estados tiveram greves de professores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo