USP matricula estudante pardo após liminar da Justiça

Publicado em 08/03/2024 - 14:33 Por Nelson Lin - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A USP, Universidade de São Paulo, voltou atrás e autorizou a matrícula do estudante Glauco Dalalio do Livramento que havia sido reprovado pois a banca de análise não o considerou pardo como ele havia alegado na auto declaração.

Com a autorização, Glauco vai estudar direito na tradicional faculdade que fica no Largo São Francisco. O estudante já tinha obtido uma liminar favorável na Justiça de São Paulo no último dia 05 de março.

Glauco foi aprovado na USP pelo Provão Paulista, que é um exame destinado somente a estudantes de escolas públicas do estado.

Ao recorrer à justiça, o juiz que concedeu a liminar considerou que a avaliação feita pela comissão ofendeu a isonomia, pois candidatos que se auto declaram negros, pardos ou indígenas que concorrem pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou pelo vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) são analisados de forma presencial.

Em nota, a Universidade de São Paulo confirmou a matrícula do estudante Glauco Dalalio e o cumprimento das ordens judiciais. Em entrevista recente a emissoras de rádio, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, defendeu a política de cotas e o Comitê de Heteroidentificação, falando que todas as instâncias de análise foram respeitadas, mas que os processos podem ser aprimorados em discussão com os órgãos colegiados da Universidade.

Edição: Paula de Castro / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo