Justiça Federal aceita denúncia contra envolvidos no cartel dos trens em São Paulo

São Paulo

Publicado em 05/05/2017 - 10:28 Por Guilherme Jeronyimo - São Paulo

A Justiça Federal em São Paulo aceitou a denúncia sobre o chamado cartel dos trens, feita pelo Ministério Público, em fevereiro deste ano.

 

O MP acusa nove pessoas de usar empresas falsas de consultoria e contas no exterior em um esquema de lavagem de dinehiro de corrupção vinda da contratação do primeiro trecho da linha 5-Lilás do metrô de São Paulo.

 

Os beneficiários foram um cartel de multinacionais que levaram contratos de R$ 527 milhões pagando propina de R$ 26 milhões entre 1999 e 2011. Os acusados são seis executivos de multinacionais, dois ex-diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e um intermediário.

 

Os nove acusados, se condenados, podem pegar penas de 4 a 16 anos de prisão. Os documentos que levaram à ação do MP foram obtidos com colaboração com o Uruguai.

 

*Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo