PF investiga se ex-mulher de Cabral usou obras de arte para lavar dinheiro

Calicute e Eficiência

Publicado em 09/05/2017 - 09:54 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

A Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Suzana Neves, ex-mulher do ex-governador Sérgio Cabral. De acordo com as investigações das Operações Calicute e Eficiência, desdobramentos da Lava Jato no Rio, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam o crime de lavagem de dinheiro por meio de obras de arte.
 

Segundo o Ministério Público Federal, Suzana Neves comprou, em nome de sua empresa Araras Empreendimentos Consultoria e Serviços, um imóvel em São João del-Rei, no estado de Minas, por R$ 600 mil sem que, aparentemente, tivesse recursos de origem lícita compatível.
 

Ainda de acordo com o Ministério Público, o imóvel é utilizado para guardar bens de valor adquiridos com recursos ilícitos da organização chefiada por Cabral, como obras de arte. Além disso, a Receita Federal detectou que a Araras Empreendimentos teve movimentação financeira incompatível com a receita bruta declarada. Toda a movimentação aponta para lavagem de dinheiro de propina paga à organização criminosa em contratos que o governo do Estado do Rio firmou com a FW Engenharia.
 

De acordo com o Ministério Público, as oito denúncias já apresentadas pela força-tarefa da Lava Jato no Rio revelam como Sérgio Cabral instituiu, ao assumir o governo estadual, em 2007, um esquema de cartelização de empresas e favorecimento em licitações, mediante pagamento de propina de cerca de 5% em todas as grandes obras públicas de construção civil. As investigações mostram que a organização desviou mais de US$ 100 milhões dos cofres públicos. Procurados pela reportagem, os advogados de Sérgio Cabral e Suzana Neves não se posicionaram.

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo